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No segundo dia do XI ECOBRJ, o CBH Macaé Ostras apresentou trabalhos sobre Educação Ambiental e Monitoramento da Qualidade da Água

O segundo dia do XI Encontro Estadual de Comitês de Bacia Hidrográfica foi marcado pela apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência referentes aos projetos desenvolvidos pelos Comitês de Bacia, gerando um rico momento de trocas e aprendizado. O CBH Macaé Ostras apresentou três trabalhos, elaborados pelos membros do Comitê e pelos analistas do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).

No âmbito dos trabalhos científicos, o artigo “Metodologias de Avaliação da Qualidade da Água: Estudo Comparativo na Bacia Hidrográfica do Rio das Ostras”, de autoria de Maria Inês Paes Ferreira, Thiago Araujo, Ednilson Gomes, Fernanda Hissa e Rafael Monteiro, foi apresentado em formato banner. O artigo discute o uso da metodologia Índice da Qualidade da Água (IQA), com base nos resultados do projeto “Estudo de Avaliação do Índice de Qualidade da Água (IQA) e Salinidade da Bacia do Rio das Ostras”, propondo uma reflexão sobre os impactos dessa metodologia no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a gestão das águas.

Outros dois projetos foram apresentados na modalidade ‘Relato de Experiência’. O trabalho intitulado “O Poder das Juventudes na Gestão das Águas: O Fórum Água e Juventude do Comitê de Bacia Hidrográfica Macaé-Ostras”, de autoria de Virgínia Villas Boas Sá Rego, Thayná Fernandes Toledo e Alice Azevedo, também foi apresentado em formato de banner. O relato apresenta o Fórum Água e Juventude realizado anualmente, desde 2015, pelo CBH Macaé Ostras e que reúne jovens da região para estimular a renovação dos representantes no CBH e discutir a participação das juventudes na gestão das águas.

Por fim, o relato “Projeto Comitê nas Escolas: Capacitação de Docentes em Educação Ambiental para Gestão dos Recursos Hídricos”, de autoria de Ednilson Gomes, Alice Azevedo, Virginia Villas Boas Sá Rego e Maria Inês Paes Ferreira, abordou o desenvolvimento do projeto que capacitou professores em educação ambiental crítica voltada para a gestão dos recursos hídricos. O relato de experiência foi selecionado como um dos três melhores trabalhos do evento e foi apresentado em formato oral pela Profª Virginia Villas Boas Rego.