Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Colégio celebra 20 anos de projeto de monitoramento de rio em São Pedro da Serra, Nova Friburgo

No projeto, os alunos monitoram a qualidade da água do rio São Pedro sob a supervisão dos professores

A comunidade escolar do Colégio Estadual José Martins da Costa, em São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, celebrou na sexta-feira (22) o aniversário de 20 anos do projeto Águas para o Futuro.

No projeto, os alunos realizam o monitoramento da qualidade da água do rio São Pedro, sob a supervisão dos professores. Desde 2013 o Águas para o Futuro conta com o apoio do Comitê de Bacia dos rios Macaé e das Ostras.

A solenidade teve bolo de aniversário, apresentação de resultados de análises de qualidade da água da microbacia do rio São Pedro, além de exposição, filmes e depoimentos.

Também houve homenagem aos professores Virgínia Sá Rego, Laércio Azevedo de Aguiar e José Fernando Silva Mello (in memoriam), fundadores do projeto.

Para Virgínia, que também compõe a diretoria do Comitê Macaé, o projeto contribui para o conhecimento científico local. “O projeto é fundamental, pois busca promover a educação ambiental para a gestão dos recursos  hídricos e contribuir para a valorização e construção de conhecimento científico sobre a realidade local, além de estreitar as relações entre a escola pública e a comunidade. Visa estimular o protagonismo dos jovens e envolvê-los na luta em defesa do meio ambiente  equilibrado e sadio, com destaque para as águas”, afirma a professora.