Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Projeto Agroecologia nas Montanhas apresenta resultados em oficina realizada em Lumiar

No último sábado, dia 27, o distrito de Lumiar recebeu a Oficina de Apresentação dos Resultados do Projeto Agroecologia nas Montanhas do rio Macaé, realizada na sede da Sociedade Musical Euterpe Lumiarense. O evento contou com a presença de representantes do CBH Macaé Ostras, da coordenação do Consórcio Lagos São João, da Ciranda Ecológica, empresa executora do Projeto, e dos agricultores contemplados, além de comunitários interessados no assunto.

A oficina teve início com a apresentação do CBH Macaé Ostras, realizada pelo Sr. Eduardo Bini, membro do Comitê e representante do Centro de Estudos e Conservação da Natureza (CECNA). Em sua fala, Bini abordou a história de criação do Comitê, seus principais projetos e ações e o processo de revisão do Plano de Recursos Hídricos de 2014, que começou a ser realizado em 2023. Na sequência, a Coordenadora Técnico-Administrativa do CILSJ, Cláudia Magalhães, falou sobre o financiamento do projeto, custeado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (FUNDRHI), e o papel do Consórcio no acompanhamento e fiscalização do contrato.

Em seguida, Vinicius Favato, Engenheiro Agrônomo e Coordenador da Ciranda Ecológica, acompanhado por Bárbara Mendes e Monik de Oliveira, profissionais que executaram o Projeto e acompanharam os agricultores em campo, apresentaram a metodologia, etapas e resultados do Agroecologia nas Montanhas, destacando as práticas realizadas nos oitos Núcleos Sociais de Gestão do Agroecossistema (NSGA) beneficiados com o projeto. Durante a apresentação, também foi transmitido um vídeo com depoimentos dos agricultores, momento que gerou emoção em todos os presentes.

Por fim, o Diretor Vice-presidente do CBH Macaé Ostras e representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO), Affonso de Albuquerque, foi convidado a falar sobre Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e sobre as possibilidades de apoio da EMATER aos pequenos agricultores da região.

Após as apresentações, o grupo iniciou uma roda de conversa, momento em que os presentes puderam tirar dúvidas e os agricultores se manifestaram a respeito da sua satisfação com o projeto, destacando, ainda, o anseio de que o Comitê continue investindo em ações voltadas para a agroecologia na Região. A Diretora Presidente do CBH Macaé Ostras e representante do Instituto Federal Fluminense, Profª Maria Inês Paes Ferreira, parabenizou a Ciranda Ecológica pelo profissionalismo na execução do projeto e os agricultores pelo comprometimento nas atividades propostas. Ressaltou, ainda, que o Comitê está atento às questões que envolvem as boas práticas agrícolas na região do alto Macaé, local produtor das águas que abastecem as populações da foz.

Durante a roda de conversa, também foi distribuído o Caderno de Sistematização do Projeto Agroecologia nas Montanhas, um material que compila todas as ações do projeto e disponibiliza dicas e métodos para implementar práticas agroecológicas em propriedades rurais, incluindo infraestruturas de cultivo, processos de beneficiamento e comercialização. Além da versão impressa, em breve o material também será disponibilizado em formato digital.

As apresentações e diálogos foram acompanhados por um delicioso lanche produzido pelos próprios beneficiários do projeto, incluindo bolos, tortas, doces, queijos e sucos. Os agricultores também levaram seus produtos para exposição e venda, incluindo produtos in natura, como feijão, mandioca, e açafrão, e beneficiados, como tortas, quiches e quibes de cogumelo, hidromel e ervas desidratadas, entre outros.

No encerramento da Oficina, os agricultores beneficiários do projeto receberam um cerificado de participação, que foi entregue pelos membros do CBH Macaé Ostras, Ciranda Ecológica e CILSJ. O evento proporcionou uma rica troca de experiências e a valorização da agricultura familiar na região do alto Macaé, reforçando o compromisso do CBH Macaé Ostras no desenvolvimento de projetos para conservação das águas, ancorados no desenvolvimento econômico sustentável.