Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Premiação estadual contempla projeto do Comitê Macaé e das Ostras

Selo Prosegh é um certificado criado para destacar projetos voltados à segurança hídrica do Estado do Rio

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) recebeu o Selo do Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh), na terça-feira passada, 11 de julho. Trata-se de um certificado de qualidade que foi concedido ao projeto “Agroecologia nas Montanhas”, que ganhou na categoria de qualidade ambiental.

A premiação foi realizada durante o evento Sanea Rio 2023, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Na ocasião, o presidente do CBH Macaé, Rodolfo Coimbra, e a analista técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Alice Azevedo, receberam o certificado das mãos do secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade e vice-governador do Rio Thiago Pampolha.

“Ter recebido essa premiação é de extrema importância. É o reconhecimento tanto do trabalho do Comitê, quanto da entidade delegatária, que vem se dedicando para conseguir viabilizar esses projetos e contribuir com a sustentabilidade da região e com a segurança hídrica também” disse a analista técnica do CILSJ, Alice Azevedo.

O Projeto Agroecologia nas Montanhas, foi incluído como prioritário no Plano Plurianual de Investimentos da Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH-VIII). Ele vai colaborar para o uso sustentável das águas e do ambiente, dando suporte aos proprietários rurais para a transição dos métodos de agricultura convencional para as práticas agroecológicas.

Ainda de acordo com Alice, em relação aos demais comitês, o diferencial desse projeto premiado é ser focado na agricultura que, na maioria dos casos, não é priorizada na gestão de recursos hídricos.

“Ter projetos voltados para esse público é de fundamental importância, ainda mais na nossa região, que é uma região agrícola, principalmente nessa área do alto curso, onde estão localizadas as principais nascente do rio Macaé. A agricultura impacta diretamente tanto na qualidade quanto na quantidade das águas na região. E esse projeto vem justamente trabalhar junto com os agricultores locais no desenvolvimento de uma agricultura sustentável, de forma que contribua para a conservação dos recursos hídricos e que eles continuem gerando renda” completou a analista técnica do CILSJ.

Além de premiar o colegiado do Comitê de Bacia, o certificado também destaca a qualidade do serviço prestado pelo CILSJ como entidade delegatária do CBH Macaé.

O secretário e vice-governador Thiago Pampolha ressaltou a importância dos projetos contemplados.

“É gratificante reconhecer que, em cada um desses projetos, existem parcerias importantes para a melhoria constante dos serviços de abastecimento de água e esgoto no estado. Através do selo Prosegh, reforçamos nosso compromisso com estratégias integradas que visam preservar nossos preciosos recursos hídricos. Que esse reconhecimento seja uma fonte de inspiração, motivação e energia para o surgimento de ainda mais iniciativas em prol da segurança hídrica”, afirmou.

O Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh) é um instrumento de organização de ações e projetos voltados para a garantia da Segurança Hídrica no estado do Rio de Janeiro. O objetivo é estabelecer ações públicas para diminuir a vulnerabilidade hídrica e assegurar a disponibilidade de água, em quantidade e qualidade, para as necessidades humanas, ambientais e econômicas.