Search
Close this search box.

Comitê Macaé Ostras participa da Reunião Ampliada da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro, apresentando as ações desenvolvidas para promoção de uma agricultura sustentável na Região Hidrográfica VIII

No dia 25 de fevereiro, o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras participou da Reunião Ampliada da Articulação de Agroecologia do Rio de Janeiro (AARJ), que aconteceu na Feira Agroecológica Alumiar, em Lumiar, no município de Nova Friburgo. O Comitê foi convidado para fazer um breve relato sobre os projetos em desenvolvimento afins à temática, como o Projeto Agroecologia nas Montanhas e o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e Boas Práticas da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras (RH VIII). Estiveram presentes a Diretora Presidente, Maria Inês Paes Ferreira, representante do Instituto Federal Fluminense (IFF), e a Analista Técnica do Consórcio Lagos São João (CILSJ), Alice Azevedo, uma das responsáveis pelo desenvolvimento e acompanhamento dos projetos abordados. A Casa dos Saberes, integrante do Comitê Macaé Ostras, participou da organização do evento.


Foram apresentados a função do Comitê de Bacia Hidrográfica, os objetivos e o andamento das ações. Inclusive foi divulgado que as inscrições do Chamamento Público para Seleção de Propriedades Rurais do Programa de PSA e Boas Práticas estão abertas. As falas visaram demonstrar os resultados e os impactos que as políticas públicas podem ter para a promoção da agroecologia e da conservação ambiental, visando garantir o desenvolvimento econômico e a valorização das comunidades locais, baseado na participação social, fundamental nesse processo.

O objetivo desse momento da programação do evento foi o lançamento da campanha para aprovação da Política Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Nova Friburgo, numa roda de conversa com a presença de deputados estaduais, vereadores, políticos, secretários municipais e representantes comunitários, além de agricultores e produtores rurais. A reunião aconteceu durante a Feira Alumiar, que conta com diversos produtores e produtos locais e, ao final, teve uma apresentação cultural. Políticas públicas como essa propiciam ações que são importantes e contribuem para a proteção e conservação das águas do alto curso da bacia do rio Macaé.