Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

CBH Macaé vai promover Oficina de Revisão do Plano de Recursos Hídricos na Ação Rural de Lumiar

Oficina do Saber Popular será na próxima terça-feira (31), com foco no enquadramento dos corpos hídricos da região

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras vai promover, na próxima terça-feira (31), a Oficina do Saber Popular de Lumiar para o enquadramento dos corpos hídricos. A programação será na Ação Rural de Lumiar, distrito de Nova Friburgo. Interessados em participar poderão se inscrever até às 12h do dia 30, através do link: https://forms.gle/akHiiDGbCnntGfDH9. As vagas são limitadas.

Esse segundo evento é voltado para a Sociedade Civil do Alto Curso do Rio Macaé (Lumiar, São Pedro da Serra, Sana e adjacências), com programação das 8h30 às 16h30. Durante a oficina “Os rios que temos e os rios que queremos”, será realizado um nivelamento conceitual e haverá a apresentação da proposta técnica de enquadramento prevista no Plano de Recursos Hídricos da RH-VIII.

Os participantes serão divididos em grupos para debate e validação da proposta apresentada pelo Comitê. Será fornecida alimentação aos participantes inscritos. Outros eventos serão realizados para contemplar os demais municípios da Bacia Hidrográfica. Confira a programação:

Será necessário estar com a vacinação completa contra a covid-19 para ingressar no local do evento. A Ação Rural de Lumiar fica localizada na Rua Guilherme Henrique Spitz, 219.

O QUE É O ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS

O enquadramento dos corpos hídricos é a classificação de rios e lagoas em categorias de uso, levando em consideração o estado de qualidade e quantidade de água em cada trecho. Para validar a proposta de enquadramento para a Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras, presente no Plano de Bacia, oficinas estão sendo realizadas por setores da sociedade.

O Comitê de Bacia também vai realizar oficinas voltadas para a sociedade civil nos municípios de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, além de uma oficina online para quem não puder estar presente nas programações presenciais.