Search
Close this search box.

CBH Macaé se reúne para eleger nova plenária para biênio 2019-2020

Em reunião marcada para o dia 25, novo presidente e membros da diretoria também serão eleitos.

Acontece nesta sexta-feira, 25, na Reserva Biológica União, em Rio das Ostras, a partir das 9h, uma reunião entre os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) para renovar a plenária do órgão colegiado, além de decidir a nova composição da diretoria, incluindo o diretor-presidente, o vice-diretor presidente, o secretário-geral e outros três membros, que exercerão mandato de dois anos. Atualmente, o comitê é presidido por Rodolfo dos Santos Coutinho Coimbra.

O encontro reunirá as entidades que, após a divulgação do edital, no dia 10 de dezembro de 2018, manifestaram o interesse de permanecer ou começar a fazer parte da plenária do comitê ambiental. A eleição da nova diretoria terá três etapas: escolha de dois candidatos por cada segmento (sociedade civil, usuários e poder público), totalizando seis; a escolha entre os seis membros da diretoria dos cargos que cada um irá ocupar no próximo biênio; e a aprovação dessa seleção feita pelos membros da plenária. 
 

O atual presidente, Rodolfo dos Santos Coutinho Coimbra, ressaltou a importância da renovação da plenária do órgão para garantir que a política nacional de recursos hídricos seja implementada. Além disso, ele fez um pequeno balanço de sua gestão à frente do comitê no último biênio, destacando principalmente a superação perante os obstáculos financeiros.

– A renovação da grade de membros do CBH Macaé é imprescindível para garantir que a política nacional de recursos hídricos seja implementada, uma vez que tal política prevê que a gestão deste recurso deve ser de forma integrada, participativa e descentralizada. Nos últimos biênios, inclusive neste recente, o CBH Macaé vem garantindo de forma paritária entre os setores que novas instituições possam contribuir de forma direta e indireta no planejamento e gestão dos recursos hídricos da Região Hidrográfica VIII. Vale ressaltar que apesar de todos os entraves político-financeiros que os comitês de bacia do Estado do Rio de Janeiro enfrentaram frente à crise financeira e arresto dos recursos para implementação dos planos de Bacia, o CBH Macaé se manteve íntegro e eficaz nos direcionamentos da política de recursos hídricos – disse.

Na sexta-feira, outras duas reuniões extraordinárias também acontecerão durante o evento. Elas tratarão sobre uma pequena mudança no regimento interno do órgão e, também, sobre o orçamento para o próximo biênio.  

Entre os objetivos do CBH Macaé estão gerenciar de forma descentralizada, participativa e integrada os recursos hídricos na esteira do desenvolvimento regional e da proteção do meio ambiente na região hidrográfica VI do Estado do Rio de Janeiro, que inclui os municípios de Macaé em sua totalidade e parcialmente os municípios de Nova Friburgo, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e Carapebus.

O comitê estimula e apoia iniciativas de educação ambiental e de proteção da água contra ações que possam comprometer seu uso, maximizando os benefícios econômicos e ambientais que este bem pode dar à sociedade, além de promover a prevenção contra eventos hidrológicos críticos que ofereçam risco à segurança pública e possam trazer prejuízos diversos.

Para os profissionais da imprensa que desejarem cobrir o evento, solicitamos que entrem em contato para o credenciamento.
 

Alexandre Filho – Assessor de Comunicação 

+55 22 99871-7610