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Reunião Ordinária CTEACOM – 01 de setembro de 2023

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Data: 01/09/2023

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL  OFÍCIO CBH MACAÉ N.º 120/2023

Membros presentes

Eduardo Bini da Silva (CECNA); Leideane Freire da Silva (AMA Lumiar); Virgínia Villas Boas Sá Rego (Casa dos Saberes); Raphaela Moreira Ferreira (Marlim Azul); Jolnnye Rodrigues Abrahão (PMRO); Evelyn Raposo da Silva (PMM); Leonardo Silva Fernandes (INEA/SUPMA); Matheus Thomaz (SOS Praia do Pecado) e Otávio José Costa Martins (BRK).

Ouvintes

Maria Inês (IFF Macaé); Claudia Magalhães (CILSJ); Thaísa Azevedo (Assessoria de Comunicação CILSJ); Daniele Carvalho (CILSJ); Alice Azevedo (CILSJ); Thayná Alonso (CILSJ) e Ednilson Gomes (CILSJ).

Pauta

1. Encaminhamento sobre a possibilidade da captação do recurso pelos usuários para execução Módulo II PRH RH VIII
2. Ajustes finais do VIII FAJ
3. Avaliação do XXV ENCOB
4. Apoio ao Fórum da Juventude do RJ para os ODS
5. Apreciação de proposta de realização do III Fórum da Juventude do RJ em Macaé
6. Informes sobre o mobiliário da Sala na APAMC
7. Organização do Fórum de Usuários para captação de recursos para execução do Módulo II da Revisão do PRH
8. Definição dos locais de imagens e entrevistados para a produção do vídeo de 20 anos

Reunião

A reunião foi iniciada às 10h11 com os ajustes dos pontos de pauta e a inclusão do 8º ponto, aceita pelos membros presentes. Em seguida foi iniciado o primeiro ponto de pauta. A Sra. Daniele apresentou a contextualização e documentos pertinentes aos membros. Os membros solicitaram uma análise da possibilidade de doação para a conta do FUNDRHI pela Assessoria Jurídica do CILSJ e em seguida o repasse a subconta do CBH Macaé de acordo com a legislação estadual vigente. Sr. Leonardo sugeriu realizar reunião com a Sra. Moema da GERAGUA para esclarecimentos.

Em seguida foi iniciado o segundo ponto de pauta com a contextualização pela Sra. Daniele da visitação ao parque e a projeção dos inscritos das escolas contempladas. Sra. Maria Inês solicitou entrar contato com a Sra. Thais Cury (Coordenadora Técnica IFF Macaé) para conferir os alunos inscritos e informou que irá entrar em contato com o Prof. Gabriel (IFF Macaé), professor também responsável pelos alunos do IFF. Sobre as coordenações das demais escolas, os membros solicitaram que o CILSJ entre em contato para alinhar sobre abono de falta. Após esclarecimentos de dúvidas, sem manifestações contrárias, o itinerário e a listagem de inscritos foram aprovados.

Em relação à ficha de inscrição, os membros solicitaram que haja um espaço para os estudantes inserirem o bairro e município onde residem. Sobre a dinâmica de grupos, Sra. Virgínia sugeriu que a ficha de diagnóstico seja apresentada a todos e por meio de slides anteriormente às divisões em grupos e que façam uma apresentação dos problemas e propostas de intervenção em uma cartolina. Após a dinâmica, solicitou que a ficha de diagnóstico seja recolhida pelo mediador do grupo. Dando continuidade, Sra. Virginia solicitou duas inserções na apresentação do panorama do saneamento básico: gráficos sintetizando os dados apresentados nas tabelas e charges
e/ou quadrinhos sobre os temas.

Os membros solicitaram que a apresentação do panorama e a mediação dos grupos sejam realizadas pelos analistas e os estagiários do CILSJ, o envio da playlist aos membros e que a Sra. Thayná Fernandes seja a mestre de cerimônia. Em seguida solicitaram que algum representante do PARNA tenha um espaço de fala, delimitando o tema e o tempo limite.

Sobre a trilha prevista na programação, os membros solicitaram que as escolas sejam informadas dos itens indicados para os alunos utilizarem (boné, filtro solar, repelente, etc.), assim como a possibilidade dos estudantes tomarem banho na lagoa. Em relação ao slide de apresentação, os membros solicitaram que seja inserida a composição do Comitê na formatação de como foi apresentado no ENCOB.

Dando continuidade a reunião, foi iniciado o terceiro ponto de pauta com o relato da experiência dos participantes na XXV edição do ENCOB. Os membros participantes ficaram combinados de realizar um reporte sobre o ENCOB na próxima ordinária de Plenária.

Logo depois foi iniciado o quarto ponto de pauta, no qual os membros relataram que não houve encaminhamentos por parte do responsável da realização do Fórum da Juventude do RJ em relação aos itens que o Comitê poderia colaborar com o evento. Logo, os membros encaminharam que não seria possível debater o presente ponto de pauta assim como o quinto ponto de pauta, pois o Comitê ainda está no aguardo da oficialização do pedido. Caso haja retorno, os pontos serão debatidos em próxima reunião da CT.

Na sequência foi iniciado o sexto ponto de pauta com os informes realizados pela Sra. Daniele. Sem manifestações contrárias, foi esclarecido que o saldo utilizado para a compra do mobiliário seria da rubrica do Programa PSA e Boas Práticas.

Em relação ao sétimo ponto de pauta, os membros discutiram e acordaram que o ponto supracitado só será deliberado após a reunião do setor usuário, pois não houve andamento nas discussões dentro do setor após a proposição da CTEACOM.

Por fim deu-se inicio ao oitavo ponto de pauta com a contextualização pela Sra. Alice seguido de sugestões de pontos estratégicos. Os membros solicitaram que a Assessoria de Comunicação faça o levantamento das autorizações de uso de imagens e vídeos dos locais que foram sugeridos. Complementaram informando que, dependendo do tipo de autorização, não deveria ser utilizado para o vídeo comemorativo, apenas mantido como banco de imagens.

A Sra. Alice informou que a lista final dos entrevistados seria fechada na reunião de alinhamento do roteiro com a contratada. Sobre a gravação, Sra. Maria Inês sugeriu que a contratada elabore um copião do vídeo com 60 minutos e a entrega do vídeo fosse com 15 minutos, conforme previsto no contrato. Os membros aprovaram a realização de uma reunião no dia 13 de setembro de 2023, no turno da tarde para realização das entrevistas necessárias para elaboração do vídeo.

Não havendo mais nada a tratar, os presentes agradeceram e a reunião foi encerrada às 12h14.

Data da Aprovação do Relatório: 28/12/2023