Search
Close this search box.

Reunião Extraordinária CTEACOM – 14 de setembro de 2023

  • Início
  • Reunião Extraordinária CTEACOM – 14 de setembro de 2023
Data: 14/09/2023

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Membros presentes

Virgínia Sá Rego (Casa dos Saberes), Leideane Freire da Silva (AMA Lumiar) e Suenya Santos (UFF).

Ouvintes

Alice Azevedo (CILSJ), Carlos Augusto (C2 Multimídia), Thaisa Azevedo (Comunicação – CILSJ) e Juliana O. Góes (CILSJ).

Pauta

1. Avaliação do roteiro do vídeo de 20 anos
2. Alinhamento sobre evento de comemoração dos 20 anos do CBH Macaé

Reunião

A reunião foi iniciada às 14h10min, pela discussão do primeiro ponto de pauta. A Sra. Virginia comentou que não teve tempo para fazer a leitura aprofundada do texto, entretanto identificou pontos que precisariam ser ajustados no documento. O Sr. Carlos fez questionamentos em relação às solicitações feita pela equipe CILSJ para correção no roteiro, dentre outras dificuldades com a proposta do vídeo. A Sra. Virginia e a Sra. Alice tentaram esclarecer que um dos objetivos dessa reunião era alinhar esses pontos também. O Sr. Carlos questionou sobre a revisão enviada anteriormente e do que seria necessário atender da revisão e dessa reunião no documento, e que ele já estava trabalhando nas alterações e que não teria o que ser discutido nessa reunião. O Sr. Carlos explicou que alguns conceitos e informações são técnicos e necessitaria de auxílio para descrição dessas partes, além disso estava preocupado com o tempo do vídeo. A Sra.Alice explicou que o contratado fez uma proposta inicial de produção de um vídeo de 60 (sessenta) minutos, contudo, o Comitê não estava de acordo, solicitando um vídeo com duração máxima de 20 (vinte) minutos, sendo que o contrato estipula 15 (quinze) minutos. O roteiro narrado passado já estava com cerca de 26 (vinte e seis) minutos de duração. O Sr. Carlos demonstrou preocupação com o tamanho do texto do roteiro que estava sendo produzido, que acarretaria no tempo de duração do vídeo e também com a inserção de entrevistas longas. A Sra. Virginia tentou explicar que não havia a necessidade de manter as 16 pessoas indicadas, podendo intercalar o conteúdo posto no roteiro com entrevista e narração, e que a reunião também era para definir esses pontos. Diante dos desentendimentos, a Sra. Leidiane solicitou que a Sra. Thaisa, da assessoria de comunicação, participasse da reunião para auxiliar com as definições técnicas da produção audiovisual e da linguagem do conteúdo do roteiro.

A Sra. Virgínia solicitou para adicionar no documento as partes que teriam entrevistas com os membros do CBH Macaé e Ostras. O Sr. Carlos sinalizou que era isso que ele havia solicitado antes e a Sra. Virginia respondeu que não foi possível e as pessoas estavam ali para isso, sendo que as representantes da sociedade civil estavam ali voluntariamente. Reforçado pela Sra. Alice, na tentativa de esclarecer de que a reunião era para avaliar se o que se almeja já está ou não contemplado no documento e ajustar para manter no tempo adequado, indicando momentos de entrevistas, com o conteúdo desejado pelo Comitê. Um documento como orientador do conteúdo, do que será narração e do que será entrevista. A Sra. Leideane perguntou o que estava disposto no contrato, a Sra Alice esclareceu que o contrato prevê tanto a revisão pelo CILSJ, quanto pela CTEACOM. E a Sra. Leideane ratificou qual seria o objetivo da reunião. A Sra. Virginia reforçou que o processo de trabalho no Comitê é participativo e que existem diversos atores envolvidos.

Após discussões, iniciou-se a leitura do documento pela Sra. Alice. Ao longo da leitura, os membros solicitaram diversas alterações no texto. Indicando que o vídeo era sobre o Comitê e não sobre a região, então precisava alterar essa abordagem do texto. A Sra. Virgínia, Sra. Suenya e Sra. Leidiane indicaram não só alterações textuais, como partes que seriam narração e quais teriam entrevistas.

O Sr. Carlos alertou sobre o risco das pessoas entrevistadas ficarem decepcionadas por ser mantido no vídeo um trecho curto da entrevista, que precisava ter essa atenção. E sinalizou que pediu para alguém acompanhar esses momentos para orientar as falas dos entrevistados.

Foi questionado se estava previsto elementos de acessibilidade no vídeo, porém, apenas legendas foram solicitadas. A Sra. Leideiane perguntou se seria viável a concessão de um aditivo para englobar a acessibilidade. A Sra. Alice informou que isso não será viável no momento, diante dos prazos contratuais e valores já aportados. A Sra. Suenya alertou para que fosse contemplada esta inclusão de acessibilidade nos próximos serviços audiovisuais. Com isso, os membros requisitaram que a edição do vídeo já considerasse a inserção de acessibilidade posteriormente, principalmente, espaço para incluir a interpretação em libras.

Após as considerações, alterações no texto e definições das partes que seriam narradas e que seriam compostas por entrevistas, bem como quem seria entrevistado, a Sra. Alice ficou de passar o documento ajustado para os membros, com o prazo de retorno com indicações de ajustes até o dia 18/09. Após compilar as informações, assim como calcular o tempo estimado para cada bloco do roteiro, por meio de um site específico, a partir do texto aprovado, e encaminharia ao Sr. Carlos. Por fim, foi feita alteração do título, ficando: “Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras: 20 anos de lutas pela proteção e conservação”.

Foi questionado se teria uma logo comemorativa, os membros solicitaram que deveria ser produzida. A Sra. Alice ficou de conversar com a assessoria de comunicação.

Dando prosseguimento, foi abordado o segundo ponto de pauta. Pelo baixo quórum e a urgência das resoluções para o evento, ficou definido encaminhar o que fosse possível nessa reunião e depois seria marcada uma reunião extraordinária para tratar dessa organização. A Sra. Alice apresentou os pontos que já estavam encaminhados e os que precisavam ser definidos.

A Sra. Virginia solicitou que o Sr. Luciano, da assessoria de comunicação, preparasse uma playlist musical para o evento, com exceção aos gêneros musicais relacionados à funk e sertanejo. A Sra. Virgínia solicitou o envio de um ofício para a Fundação Rio das Ostras de Cultura, para analisar a viabilidade de artistas para apresentação no evento, especialmente, do Centro ONDA. Foram discutidas atividades e ordem da programação do evento. Incluindo a exposição dos banners do Comitê, fotos da história, indicações gerais de quem comporia a mesa, entre outros.

A Sra. Leidiane solicitou que fosse elaborado um convite do Comitê e reforçou a produção da logo comemorativa, a ser elaborada pela assessoria de comunicação, para ser enviado por e-mail e correios para as autoridades da RH VIII, como Prefeituras Municipais, Secretarias de Meio Ambiente, Presidentes das Câmaras Legislativas, Presidentes dos Conselhos de Meio Ambiente, equipe INEA e SEAS (Sra. Moema, Sr. Frank Pavan, Sr. André Leone), deputados e assessoria, como o Sr. Firmino, assessor do Carlos Minc, Deputado Carlos Minc, que está com um projeto de lei que envolve a região, a Comissão de Meio Ambiente da Alerj, o Ministério Público, Governo do Estado, Presidência do Fórum Fluminense de CBHs, Prefeito de Búzios, Dr. Edel e Dr. Lucas Bernardes (MP), Deputado Flavio Serafini. Solicitou-se que esse convite fosse enviado com antecedência de 40 a 45 dias. Foi solicitada a inclusão deste ponto de pauta, especialmente a definição dos convidados, na Reunião Ordinária de Diretoria Colegiada, no dia 18 de setembro.

Os demais serão convidados exclusivamente por e-mail, como os demais Comitês do Rio de Janeiro, entidades da Sociedade Civil que participaram do Fórum da Sociedade Civil (apenas um representante de cada), todos os membros do CBH Macaé e das Ostras atuais e antigos, atuais empresas prestadoras de serviço, Gestores das Ucs da RH e Diretores das Universidades, entre outros atores importantes na RH e na história do CBH. A Sra. Alice explicitou que o evento será para 250 convidados. A Sra. Virgínia indicou que é necessário um convite especial aos homenageados, que serão os ex-presidentes do CBH.

A Sra. Leidiane solicitou ter um espaço instagramável com a logomarca do CBH comemorativa para que os interessados possam tirar fotos no evento. A Sra. Virginia solicitou um filtro de instagram, se possível, a Sra. Alice informou que iria consultar a viabilidade com a assessoria de comunicação. A Sra. Leidiane e Virgínia solicitaram que a logo comemorativa fosse criada com prazo máximo o dia 28 de setembro.

A Sra. Leidiane perguntou quais serão os brindes para os participantes. A Sra. Alice informou que terão canetas e imãs do CBH, definido previamente em reuniões de abril. Os homenageados receberão plantas suculentas com mensagens, e é necessário definir a mensagem que constará nos brindes aos homenageados. A Sra. Leidiane solicitou que fosse mantida a linha de sustentabilidade, com papéis recicláveis e sem os plásticos envolvendo os imãs. A Sra. Virgínia solicitou que fosse analisada a gestão de resíduos sólidos no evento.

A Sra. Alice informou que após a seleção dos convidados será necessário averiguar qual deles necessitará de transporte, explicou que foi previsto a utilização de duas vans, uma com partida do alto curso e outra de Macaé. A Sra. Virgínia solicitou que fosse sinalizado ao Sr. Thiago para incluir no coquetel comidas veganas e vegetarianas e bolo, para cantar “parabéns”. A Sra. Virgínia informou que irá contatar os usuários para consultar a viabilidade de patrocínio de música ao vivo, espumante para o evento.

Não havendo mais nada a tratar, os presentes agradeceram e a reunião encerrou-se às 16:50h.

Data da Aprovação do Relatório: 28/12/2023