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Reunião Extraordinária CTEACOM – 11 de agosto de 2023

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Data: 11/08/2023

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA TÉCNICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL (CTEACOM)

Membros presentes

Virgínia Sá Rego (Casa dos Saberes); Leideane Freire (AMA Lumiar); Eduardo Bini (CECNA); Thayná Fernandes (SOS Praia do Pecado) e Valbert Schott (Águas de Nova Friburgo).

Ouvintes

Thaísa Azevedo (Assessoria de Comunicação); Leonardo Fernandes (INEA/SUPMA); Daniele Carvalho (CILSJ); Alice Azevedo (CILSJ); Thayná Alonso (CILSJ) e Ednilson Gomes (CILSJ).

Pauta

1. Organização final do VIII Fórum Água e Juventude
2. Participação no XXV ENCOB (21 a 25 de agosto)
3. Fórum dos Usuários – Recursos para a revisão do PRH

Reunião

A reunião iniciou-se às 14h06, com o primeiro ponto de pauta sobre o ocorrido no Parque Nacional da Restinga da Jurubatiba, local onde seria realizado o Fórum Água e Juventude, na noite do dia 10 de agosto, devido a problemas na parte elétrica do parque e, consequentemente, inviabilizando a realização do evento no dia 15 de agosto e sem data prevista para o retorno da normalidade. Os membros solicitaram que os inscritos sejam comunicados sobre o adiamento da data. Considerando a agenda de eventos, foi sugerida a realização na data do dia 12 de setembro. Por uma questão de logística, os membros decidiram manter o evento no mesmo local e com realização em uma terça-feira, ajustando somente a data.

Em relação ao processo de seleção, considerando o quantitativo de inscrições acima do previsto, o itinerário de transporte e a disponibilidade de vagas por vans, o transporte foi definido como um critério de seleção dos inscritos. Sra Virgínia solicitou que o embarque dos estudantes de Lumiar e São Pedro da Serra seja alterado para a frente do colégio onde estudam, por uma questão de comodidade e segurança dos alunos. Os membros solicitaram que seja encaminhada a lista de inscritos aos responsáveis dos colégios, a fim de que as escolas também definam critérios de seleção dos estudantes, e que também sejam consideradas as vagas nas vans para os docentes responsáveis pelos estudantes. Sra Virgínia solicitou o envio da lista dos inscritos, pois a mesma ficará responsável pela comunicação com as escolas de Nova Friburgo, as quais já haviam sido informadas sobre o processo de seleção. Devido ao avançar do horário da reunião, a aprovação do itinerário das vans e da lista final dos inscritos será deliberada em próxima reunião extraordinária, prevista para dia 1 de setembro.

Sobre os monitores para a visita guiada, Sra. Daniele esclareceu que o Sr. Marcos, responsável pelo parque, comunicou que serão três monitores do parque e que entrará em contato com professores da UFRJ a fim de definir os outros dois. Em relação aos mediadores das rodas de conversa, Sra. Daniele sugeriu que sejam os Analistas Técnicos junto com a Sra. Virgínia e a Sra. Thayná. Sra. Virgíinia se colocou a disposição, porém sugeriu que seja outro representante com faixa etária mais próxima aos estudantes. Sra. Thayná sugeriu via chat a participação do professor Luciano. Sra. Daniele informou aos membros que, em conversa com o Sr. Marcos, foi alertada de
que a caminhada no parque, prevista para começar às 10h30, não poderia ser realizada neste horário, por conta da intensa exposição ao sol, já que o local não possui áreas sombreadas, sugerindo que a caminhada fosse realizada mais cedo ou no fim da tarde. Com isso, foi proposta uma reorganização da programação que segue abaixo.

PROPOSTA DE PROGRAMAÇÃO
8h30 às 9h00 Credenciamento/Café 13h00 às 13h30 Preenchimento de ficha individual
9h00 às 9h15 Abertura solene 13h30 às 14h45 Sistematização/generalização dos
diagnósticos individuais dos GTs
9h15 às 11h00 Caminhada no Parque 14h45 às 15h45 Apresentação dos GTs
11h00 às 11h15 Dinâmica do crachá 15h45 às 16h30 Apresentação cultural/Elaboração da carta
11h15 às 12h00 Roda Conversa 17h00 Conclusão da atividade
12h00 às 13h00 Almoço

Em seguida, foi solicitado que o Sr. Leonardo participe como representação do Poder  Público na CTACOM, considerando a troca de representante da Prefeitura Municipal de Macaé. Sr. Leonardo aceitou a participação e solicitou que o convite seja enviado formalmente ao INEA para aprovação. A partir disto seguiu-se para o segundo ponto de pauta pelo informe da Sra. Virgíinia sobre a apresentação dos banners no ENCOB, explicando que um será referente ao processo de enquadramento e o outro sobre a implementação do PRH, além do espaço de 30 minutos no stand do Fórum Fluminense de Comitê de Bacia, quando será feita uma apresentação sobre os 20 anos do CBH Macaé e outra sobre o projeto Comitê nas Escolas.

Na sequência, seguiu-se para o terceiro ponto de pauta, quando a Sra. Virginia abordou os encaminhamentos do GT Plano e da Plenária sobre a necessidade da realização do evento para captação de recursos aos Módulos 2 da revisão do PRH, assim como apresentou a programação preliminar do evento para avaliação dos membros. Sr. Leonardo salientou que pode haver dificuldades de participação dos usuários devido ao tempo proposto de duas horas e sugeriu que fosse realizado em uma hora, assim como sugeriu consultar quais os usuários mapeados anteriormente para que as apresentações previstas sejam direcionadas aos seus interesses, como o prazo de vencimento das outorgas. Sr. Leonardo também sugeriu que fosse um evento aberto para alcançar o máximo de usuários possíveis e que seja analisada a possibilidade da captação do recurso por doação via depósito direto pelos usuários na conta do FUNDRHI. Sra. Virgínia informou que encaminhará as sugestões aos demais representantes de usuários.

Não havendo mais nada a tratar, os presentes agradeceram e a reunião encerrou-se às 15h37.

Data da Aprovação do Relatório: 29/08/2023