Rochas

Os aspectos geotécnicos gerais encontrados nas rochas mapeadas para a Região Hidrográfica Macaé e das Ostras (RH-VIII) são os seguintes:

Rochas Graníticas e Granitóides: Encontradas, principalmente no domínio das Escarpas Serranas, as rochas graníticas dos corpos ígneos representados pelo Granito Sana (Cgrs), Granito São Pedro (Cgrsp), o Granito Nova Friburgo (Cgrnf) e os gnaisses-granitóides da Serra do Pote e da Serra do Sossego, apresentam, em geral, alto grau de coesão litológica à base de quartzo, mica e álcali-feldspato. Nesta classe incluem-se também os granitóides da Suíte Desengano (Npsd) e das subunidades desta suíte magmática: Unidade Desengano (Npsdu) e Brecha Magmática (Npsdbm).

Rochas Gnáissicas: As rochas gnáissicas na bacia hidrográfica do rio Macaé estão presentes na Unidade Crubixais da Suíte Desengano (Nscb), intrudidas em alguns locais das rochasmetassedimentares da Unidade Megassequência São Fidélis (MNps) e na Unidade Glicério (MNpsg) do Complexo Paraíba do Sul, além do Complexo Região dos Lagos (PPrl) e de sua Unidade Região dos Lagos-porfirítico da Suíte Bela Joana (PPrlp), compondo terrenos onde são encontrados variados litótipostexturais e composicionais.

Rochas Metassedimentares: As rochas metassedimentares da região hidrográfica Macaé e das Ostras estão representadas pela maioria dos litótipos da Unidade Megassequência São Fidélis (MNps), pelos metacarbonatos da Unidade MetacarbonáticaCalcissilicática (MNps-ca) e pelos metacalcários da Unidade Italva (MNpsi), todas pertencentes ao Complexo Paraíba do Sul.

Rochas Brechóides: As rochas brechóides representadas na bacia hidrográfica do rio Macaé pelas Brechas Magmáticas da Suíte Desengano (Npsdbm), apresentam constituição básica de sílica (chert), sendo bastante resistentes aos agentes externos de intemperismo.

Coberturas Coluviais e Depósitos de Tálus: Na Região hidrográfica Macaé e das Ostras estão representados pelos Depósitos Alúvio-Coluvionares (Qha), constituindo uma fração dos sedimentos quaternários existentes na área de estudo, e pelos Depósitos de Tálus- Colúvio (Qhtc), compondo as porções de rochas e sedimentos inconsolidados de depósitos de pedimento (tálus).

Coberturas Sedimentares Quaternárias: São representadas na região hidrográfica Macaé e das Ostras pelos Depósitos Alúvio-Coluvionares (Qha), Depósitos Flúvio-Lagunares (Qhfl) e pelos Depósitos de Restinga, Eólicos e Marinhos (Qphrm) constituídos por sedimentos inconsolidados, semi-consolidados e consolidados, de textura e granulometria bastante variadas, por vezes, com matacões e blocos imersos, além de coberturas de cascalhos e conglomerados. Apresentam, no entanto, sedimentos essencialmente franco-arenosos, areno-silto-argilosos e argilo-arenosos, de acordo com a dinâmica hidráulica e de retrabalhamento dos sedimentos segundo a compartimentação geomorfológica.

Fonte:

Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras. Relatório de Caracterização da Área de Estudo. Disponível em: www.planomacaeostras.com.

Download PDF

Processo Eleitoral do CBH Macaé 2017

processo_eleitoral

Agência Delegatária

delegataria-cilsj

Facebook

Escritórios

SEDE DA DELEGATÁRIA
Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), Km 106 - Balneário - São Pedro da Aldeia – RJ - CEP 28948-834.
(22) 2627-8539 / 98841-2358.

ESCRITÓRIO MACAÉ
Rua Punta Del Este, 187 - Cavaleiros - Macaé – RJ - CEP: 27920-170.
(22) 2142-7413.

ESCRITÓRIO NOVA FRIBURGO
Rua Moacir K. Brust, 11 - Centro - Lumiar - Nova Friburgo - RJ - CEP: 28616-070
(22) 2542-9530 / 98170-8000.

Parceiros

Facebook