Perto de ser finalizada, obra de saneamento em Rocha Leão recebe a visita do prefeito de Rio das Ostras

unnamed (2)

Intervenções estão sendo feitas com recursos do CBH Macaé e em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras

O prefeito de Rio das Ostras, Marcelino da Farmácia, juntamente com a equipe do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) e do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, visitou na terça-feira (29/01/2019) a obra de extensão da rede de esgotamento sanitário de Rocha Leão, distrito de Rio das Ostras, cuja finalização está prevista para o próximo dia 17 de fevereiro. O projeto das intervenções foi apresentado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras (SAAE) e está sendo executado com recursos financeiros do CBH Macaé, por meio de sua entidade delegatária, o CILSJ.

A obra tem por objetivo ampliar a rede de esgotamento sanitário já existente no distrito – serão aproximadamente 850 metros de tubulação – e após a conclusão irá beneficiar cerca de 60 residências, que deixarão de lançar seus efluentes sanitários em córregos que drenam para o rio Macaé.

A visita ao canteiro de obras também contou com a presença dos presidentes do SAAE, Alexandre Beleza Romão, e da Câmara Municipal de Rio das Ostras, Carlos Afonso. O chefe do executivo ressaltou a importância das intervenções no local, não só estruturalmente, como também para a saúde pública, e comemorou a parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras.

– Além de podermos fazer uma obra em uma região bastante esquecida, como é Rocha Leão, é bom lembrarmos que saúde é fundamental. E se quisermos ter saúde, temos que começar a investir em saneamento, e tendo hoje obras nesse sentido é um ganho real para o município. Essas parcerias que a prefeitura está atualmente realizando com o Consórcio Intermunicipal Lagos São João é importantíssima, pois se dependesse da máquina pública para licitar e mexer em tudo, a gente não conseguiria avançar. E esse deve ser somente o pontapé inicial para outros projetos, em parceria juntamente com o SAAE também – disse Marcelino.

A obra está sendo executada com recursos financeiros do CBH Macaé, oriunda do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI). Tais recursos são oriundos da cobrança pelo uso da água na Região Hidrográfica VIII, arrecadados pelas concessionárias de água e esgoto da região, e são um instrumento que possibilita a realização de investimentos na bacia com o intuito de produzir água de qualidade e em quantidade. De acordo com a Lei Estadual nº 5.234/2008, no mínimo 70% desses recursos devem ser obrigatoriamente aplicados em obras de esgotamento sanitário dentro da região hidrográfica onde estes recursos foram arrecadados.

Para a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad, a obra é um marco para o CBH Macaé e representa um exemplo do que deve estar por vir.

– Essa obra é um marco para o CBH Macaé, porque é a primeira obra de saneamento realizada com recursos do comitê. O trabalho do comitê, junto com a delegatária está sendo muito bem feito e vai servir de exemplo para que nós possamos desenvolver outras intervenções voltadas ao saneamento básico com recursos do comitê, que é o maior dos objetivos do CBH Macaé – disse Adriana.

Download PDF

I Workshop de Saneamento do CBH Macaé

Agência Delegatária

delegataria-cilsj

Facebook

Escritórios

SEDE DA DELEGATÁRIA
Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), Km 106 - Balneário - São Pedro da Aldeia – RJ - CEP 28948-834.
(22) 2627-8539 / 98841-2358.

ESCRITÓRIOS
Rua Punta Del Este, 187 - Cavaleiros - Macaé – RJ - CEP: 27920-170.
(22) 2142-7413.
comitemacaeedasostras@gmail.com

Parceiros

Facebook