IV Fórum Água e Juventude

imagem_carrossel

Ordenamento turístico é discutido no IV Fórum Água e Juventude promovido pelo CBH Macaé

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras realizou, no último dia 26 de Outubro, o IV Fórum Água e Juventude, que abordou temas como a conservação e a cobrança pelo uso de espaços públicos de lazer, em Lumiar, Nova Friburgo.

O Fórum Água e Juventude (FAJ) é um evento anualmente promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) e organizado pela delegatária deste comitê, o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ). O FAJ reúne jovens de toda a bacia para discutirem assuntos relevantes para a gestão dos recursos hídricos.

A quarta edição abordou o ordenamento turístico como tema central e foi realizada no último dia 26 de outubro, na sede da Ação Rural em Lumiar, Nova Friburgo. O evento contou com a presença de representantes de colégios municipais, estaduais e federais, universidades, instituições da sociedade civil organizada, empresas e Prefeituras.

O plano de recursos hídricos da região hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras apresenta o ordenamento do turismo como um programa integrante do plano de ações de fomento a atividades estruturantes do uso sustentável da água e do ambiente. Os jovens presentes no IV FAJ realizaram visitas técnicas em pontos turísticos do distrito de Lumiar onde há cobrança pela utilização do espaço, bem como em pontos onde a aplicação desta taxa não é feita. Durante o evento, discutiu-se a eficácia da cobrança na conservação dos recursos hídricos e a responsabilidade dos proprietários, turistas e moradores que utilizam os espaços de lazer.

O evento foi finalizado com a elaboração da IV Carta da Juventude, por meio da qual os jovens expuseram seu posicionamento quanto ao uso recreativo dos recursos hídricos.  Foi sugerida a criação de espaços públicos, como parques fluviais, e que os recursos arrecadados com a cobrança em propriedades privadas sejam regulados e aplicados, necessariamente, na conservação dos recursos hídricos e do meio ambiente.

Leia a IV Carta da Juventude na íntegra AQUI.

Download PDF

Processo Eleitoral do CBH Macaé 2017

processo_eleitoral

Agência Delegatária

delegataria-cilsj

Facebook

Escritórios

SEDE DA DELEGATÁRIA
Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), Km 106 - Balneário - São Pedro da Aldeia – RJ - CEP 28948-834.
(22) 2627-8539 / 98841-2358.

ESCRITÓRIO MACAÉ
Rua Punta Del Este, 187 - Cavaleiros - Macaé – RJ - CEP: 27920-170.
(22) 2142-7413.

Parceiros

Facebook