Atual situação da Lagoa de Imboassica é discutida em Reunião Extraordinária de Câmaras Técnicas do CBH Macaé

ctacom9-06-17

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras realizou sua Reunião Extraordinária de Câmaras Técnicas no dia 09 de junho, no Sítio Agrícola, em Casimiro de Abreu. Na reunião foram definidas questões para a continuidade da melhoria da gestão das águas da Região Hidrográfica VIII.

A CTEACOM (Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação) decidiu pela futura contratação de uma empresa para produção do Boletim Impresso do Comitê. A publicação do informativo será realizada trimestralmente e contará com 1.000 exemplares por edição.

A Casa dos Saberes, entidade responsável pela execução do Curso de Bioconstrução em Bambu no Alto Macaé, apresentou o projeto que tem como objetivo o fortalecimento da Agricultura Familiar e conservação dos Recursos Hídricos com beleza paisagística na bacia do Rio Macaé. De acordo com o cronograma do curso, sua fase final, o momento de colocar todo o ensino teórico em prática, aconteceu nos dias 29 e 30 de julho de 2017, na Casa dos Saberes, em São Pedro da Serra, Nova Friburgo. Verificou-se ainda, que há necessidade de revisar o Plano de Comunicação devido a sua defasagem.

Na reunião da CTIG (Câmara Técnica de Instrumento de Gestão e Institucional Legal) foi discutida a minuta do parecer do CBH Macaé sobre o conflito de uso dos recursos hídricos em áreas de atrativos turísticos, relembrando o imbróglio que vem ocorrendo no distrito do Sana devido a cobrança para o uso das cachoeiras, assunto discutido em Reunião Extraordinária de Plenária, realizada no dia 19 de maio de 2017. O Comitê elaborará uma resolução onde será definido seu posicionamento sobre o uso dos recursos hídricos para fins turísticos na região.

O Contrato de Gestão entre o CBH Macaé e sua atual entidade delegatária, Consórcio Intermunicipal Lagos São João, também foi objeto de discussão. A renovação do contrato entre as duas partes encontra-se sob avaliação do Inea, Instituto Estadual Ambiental do Rio de Janeiro e da SEA, Secretaria de Estado do Ambiente.

A atual situação da Lagoa de Imboassica foi apresentada na CTLAZOC (Câmara Técnica de Lagoas e Zonas Costeiras). Conforme proposta aprovada, os alunos do curso de Mestrado em Engenharia Ambiental do IFF (Instituto Federal Fluminense), realizarão uma pesquisa sobre os indicadores que constam no Quadro 1 (Categorias e critérios para justificar anuência ao CBH Macaé para abertura da barra arenosa da Lagoa Imboassica) da minuta da resolução. Após conclusão da pesquisa os dados coletados serão apresentados aos membros da CTLAZOC para que definam quais deverão ser adotados.

A próxima reunião de Câmaras Técnicas do CBH Macaé e das Ostras será Ordinária e foi agendada para o dia 14 de julho de 2017.

Download PDF

Processo Eleitoral do CBH Macaé 2017

processo_eleitoral

Agência Delegatária

delegataria-cilsj

Facebook

Escritórios

SEDE DA DELEGATÁRIA
Rodovia Amaral Peixoto (RJ 106), Km 106 - Balneário - São Pedro da Aldeia – RJ - CEP 28948-834.
(22) 2627-8539 / 98841-2358.

ESCRITÓRIO MACAÉ (Temporariamente desativado)
Rua Punta Del Este, 187 - Cavaleiros - Macaé – RJ - CEP: 27920-170.
(22) 2142-7413.

ESCRITÓRIO NOVA FRIBURGO (Temporariamente desativado)
Rua Moacir K. Brust, 11 - Centro - Lumiar - Nova Friburgo - RJ - CEP: 28616-070
(22) 2542-9530 / 98170-8000.

Parceiros

Facebook